NOTÍCIAS

ACIP


Pix cresce, mas cartões mantêm liderança nas transações

ÚLTIMAS

NOTÍCIAS

Os números de transações digitais têm crescido notavelmente, com a expansão tecnológica impulsionando o setor financeiro. O sistema de pagamento Pix acumulou 26 bilhões de transações nos dois primeiros anos, registrando um aumento de 390% no número de chaves cadastradas, atualmente 523 milhões, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Contudo, apesar da popularidade de novos métodos de pagamento, os cartões de crédito e débito ainda dominam as transações financeiras no Brasil. Estes instrumentos são favoritos entre os consumidores devido à sua praticidade e flexibilidade de pagamento, contribuindo significativamente para a movimentação financeira e impulsionando as vendas das empresas.

O conceito de cartões de crédito remonta à década de 1920 nos Estados Unidos. A proposta original era fornecer um meio de pagamento pós-pago para clientes fiéis. Décadas mais tarde, a produção em massa de cartões de crédito foi popularizada pelo Diners Club, seguido pelo Bank of America em 1966. A última empresa introduziu o uso de cartões de crédito no Brasil, dando origem às marcas Visa e Mastercard.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) relata que em 2022, o volume de transações via cartão aumentou 24,6% no Brasil, atingindo R$ 3,31 trilhões. Este total inclui R$ 2,1 trilhões em cartões de crédito e R$ 992,4 bilhões em débito. O uso de cartões pré-pagos também cresceu expressivamente, movimentando R$ 227,6 bilhões.

As projeções para 2023 indicam que a tendência de crescimento continuará, com a Abecs prevendo um aumento de 14% a 18% no valor total transacionado via cartões de crédito, débito e pré-pago. Uma parte considerável desse crescimento virá de transações online, que movimentaram R$ 700 bilhões em 2022, um aumento de 22,8%.

Os cartões, portanto, continuam sendo um método de pagamento crucial, oferecendo vantagens competitivas para as empresas que optam por oferecer cartões de marca própria para fidelizar clientes. Nesse contexto, é essencial contar com parceiros que possam gerenciar todo o processo de emissão, como a Bankly.

Mesmo diante das inovações tecnológicas, os cartões de crédito e débito mantêm sua relevância na dinâmica da sociedade, com empresas que adotam estratégias eficazes nesse cenário, tendendo a obter vantagens competitivas.

Fonte: Portal Contábeis
Últimas Noticias
1ª Reunião do Conselho Administrativo da Gestão 2025/26 ACIP

Na última quarta-feira (15), foi realizada a 1ª Reunião do Conselho Administrativo da nova gestão 2025/26 da Associação Comercial e Empresarial de Paiçandu (ACIP).

A reunião teve como objetivo ...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente da ACIP – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE PAIÇANDU no uso de suas atribuições Estatutárias, de conformidade com o artigo 76 do Estatuto Social, convoca todos os associados d...

Oficina Canvas de Marketing

Oficina de Marketing na ACIP!

Aprenda a criar um plano de ação para o marketing do seu negócio conosco!  

...